U. F. de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela

Paulo Gonçalves

U. F. de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela

O meu nome é Paulo Gonçalves e sou o candidato à União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, pela Iniciativa Liberal.

Tenho 44 anos, vivo em união de facto e tenho 3 filhos. Sou impressor de artes gráficas há mais de vinte anos, uma profissão que abracei desde novo e da qual gosto muito, numa empresa sediada em São João da Talha, freguesia onde nasci, brinquei, estudei e onde ainda hoje resido.

Desde muito novo descobri o gosto pela música e na guitarra baixo o meu fascínio. Tenho percorrido o país de lés-a-lés nos mais variados projetos e é um hobby que ainda mantenho, e que me ajuda a respirar e a manter o foco em tudo o que me rodeia.

Estive mais de uma década ligado ao associativismo, na nossa União de Freguesias, no Sport Clube Sanjoanense, onde fui responsável por diversas áreas do clube e, até há bem pouco tempo, secretário-geral. Descobri, com esta experiência, o meu interesse pelo funcionamento da sociedade, pelo dia a dia das pessoas, as suas dificuldades, os seus receios, as suas lutas e o acreditar que podemos fazer parte da solução, não ficar de braços cruzados e lutar por um futuro cada vez melhor.

Não nasci liberal. Eu, como tantos outros que sempre acompanharam a política de perto, mas sem conseguir identificar-me com nenhum partido até então, fui-me sentindo cada vez mais identificado com a Iniciativa Liberal. A Iniciativa Liberal fez-me perceber que política não é “bicho papão”, política somos todos nós, é a nossa força de vontade, sem medo de assumir a tomada de uma posição e a luta por um futuro, em prol das pessoas.

Pessoas pelas pessoas, cada um na sua individualidade e competência, a formar um todo em que todos são importantes. Estou cá, cheio de vontade de ajudar a implementar o liberalismo na nossa União de Freguesias, por mim, pelos meus e por todos aqueles que também acreditam num futuro muito melhor.

Vê o video da apresentação aqui.

As nossas propostas para a U.F. de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela

Melhor Mobilidade, Mais Proximidade

Propomos uma alteração do conceito de mobilidade, que desde sempre é radial face a Lisboa, para a promoção de uma melhor Mobilidade, gerando maior proximidade da UF ao restante Concelho, potenciando as dinâmicas intra-municipais.
Queremos promover, junto das empresas de Transporte Público, rotas que liguem as freguesias de Santa Iria de Azóia, de São João da Talha e da Bobadela ao coração do Município, a Loures e ao Hospital Beatriz Ângelo; queremos promover o aumento de horários noturnos (por exemplo no Bairro da Portela da Azóia ou no Bairro da Covina), que permitam a quem trabalha por turnos e não tem carro próprio, dispor de uma melhor oferta de mobilidade.
Pretendemos ainda iniciar estudos que permitam resolver os gargalos em vias rodoviárias como o nó do IC2 na Bobadela, o cruzamento no Miratejo, o cruzamento na ponte Santa Iria de Azóia / Via Rara, e efetuar uma análise fundamentada que permita selecionar a melhor decisão sobre os acessos A1 / Bobadela / São João da Talha.

Mais Descentralização, Melhores Serviços

Esta é a maior e a mais populosa U.F. de Loures. É, no entanto uma U.F. longe dos Serviços Municipais.
É necessário trazer a banca para o centro de São João da Talha. É necessário aproximar todos os nossos fregueses de um Centro de Emprego ou de um Balcão dos SIMAR, aproximar os habitantes da Bobadela e de São João da Talha de um Atendimento Municipal, aproximar os habitantes da Bobadela e Santa Iria de Azóia de uma Esquadra de Polícia. É necessário garantir, numa União de Freguesias com esta dimensão, que os vários serviços de apoio ao cidadão deixam de estar longe, nomeadamente das populações mais idosas e com maiores dificuldades na sua mobilidade.
Pretendemos uma maior descentralização e uma maior proximidade dos Serviços aos cidadãos de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela.

Melhor Saúde, Mais Perto e Mais Rápido

Pretendemos ter acesso a melhores cuidados de saúde, mais próximos. Estas populações estão longe do Hospital Beatriz Ângelo, porque não existem opções de transporte público fáceis para se deslocarem lá. Estão longe do Hospital de Santa Maria, que é o que as serve, mas que serve também uma Lisboa com uma densidade populacional muito elevada. A maior União de Freguesias de Loures está longe de todos os cuidados hospitalares. Acreditamos que a forma mais eficaz para os contribuintes e que melhor serviço presta aos munícipes, é a nossa proposta de financiamento direto ao cidadão e livre acesso por parte deste à oferta hospitalar disponível.
Ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, mesmo com a conclusão dos Centros de Saúde em construção, manter-se-á o déficit de resposta, dada a extensão geográfica e o elevado número de habitantes da União de Freguesias. Propomos que sejam avaliados modelos de parceria com as Clínicas privadas existentes na U.F., que permitam garantir os melhores cuidados, com a maior proximidade e celeridade, independentemente do prestador.

Mais Desporto, Maior Inclusão

Promover o Desporto como fator de Inclusão e de melhoria da Saúde Física e Mental nas camadas jovens da nossa UF.
Propomos a criação de espaços para a prática desportiva, incluindo oferta para modalidades como o basquetebol ou o padel. Propomos também a requalificação dos espaços desportivos
A atividade desportiva, em particular nos Jovens, é uma forma de inclusão social e de partilha muito forte, para além de ser um dos principais fatores na saúde física e mental das nossas crianças e adolescentes. Também ao longo da vida ativa, a existência de equipamentos desportivos na freguesia de residência permite uma melhor atração de cidadãos, com mais qualidade de vida.
A baixa oferta e o estado degradado dos espaços de lazer e desportivos na nossa União de Freguesias é uma grave falha da gestão da mesma. Anos e anos de inoperância levaram a uma forte degradação do estado de conservação dos (poucos) espaços existentes na UF.
Ao invés de respostas pontuais, em anos de eleições autárquicas, propomos a definição de uma política de criação, renovação e requalificação dos espaços para a prática desportiva na nossa União de Freguesias. Propomos a criação de espaços desportivos, não somente focados no futebol, mas sim em modalidades de grupo como o basquetebol, ou modalidades de forte crescimento como o padel.
Também nos espaços desportivos já existentes, propomos a requalificação dos pisos dos polidesportivos, (em alguns casos esburacados há anos, como no recinto junto da Escola EB Nr. 3 de São João da Talha, no recinto perto do Mercado da Bobadela ou o de Santa Iria junto das Piscinas).

Parte da nossa equipa para a U.F. de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela

Bruno Pereira

Paula Paínhas

Diogo Coelho

Lisa Chambel

Paulo Gomes

Vítor Martins